× Fechar

Compromisso ambiental - Belgotex Blog

Imagem de Compromisso ambiental

Compromisso ambiental

09 de Agosto de 2022
Acreditamos em um desenvolvimento sustentável, economicamente viável, socialmente responsável e culturalmente aceito. Esse é um compromisso construído e alcançado com ações práticas em nosso dia a dia.

Por meio das políticas internas de utilização correta dos recursos naturais e a busca constante de novas tecnologias que minimizam os impactos ambientais, a Belgotex do Brasil propicia a interação harmônica entre a indústria e o meio ambiente.

Essa satisfação é compartilhada com colaboradores, clientes e a sociedade, através de ações e resultados que evidenciam esta sintonia:
 
  1. Investimentos e ações que tratam da conservação e utilização de energia limpa como a utilização de Gás Natural, equipamentos modernos, automatização do sistema de iluminação natural e isolamento térmico.
  2. Controle e monitoramento dos processos de seleção de matérias-primas, insumos e fontes de energia limpa resultaram em baixas taxas de emissões atmosféricas, as quais propiciam um ambiente saudável e confortável para os colaboradores, além da economia de recursos naturais e financeiros.
  3. Políticas internas de gestão de resíduos incentivando a não geração, seguidos da redução, reuso e reciclagem, inseridas no conceito da política de economia circular, onde os insumos destinados retornam como um novo produto para serem reutilizados.
Essas medidas fazem parte de ações que envolvem as pessoas e contribuem para tornar o mundo melhor.

Gestão de Resíduos
Planejamos a compra da matéria-prima dentro de um rigoroso sistema informatizado. Para reduzir o desperdício de insumos, metas de conscientização e objetivos são postos aos colaboradores, assim como as manutenções preventivas e periódicas dos equipamentos.

A Belgotex investiu na aquisição de uma rebobinadeira automática para recuperar lotes residuais de fios. Com ela, a demanda por matéria-prima virgem diminuiu.

Cerca de uma tonelada de fios são reutilizados por mês, demais resíduos gerados são enviados por meio de parceiros para a reciclagem.

Esses resíduos se tornam matéria-prima para novos produtos, os quais retornam para a Belgotex na forma de outros materiais, como embalagens, por exemplo. Dessa forma praticamos a economia circular, contribuindo para a conservação dos recursos naturais e possibilitando a diminuição dos descartes.

O que não é possível ser reciclado, enviamos para o coprocessamento através de nossos parceiros para, assim, serem utilizados como combustível alternativo para a produção de cimento — que deixa de usar combustíveis fósseis.

Comentários

Siga no Instagram
Siga no Facebook
Conheça também

  • Belgotex do Brasil Indústria de Carpetes LTDA.
  • Fone: (42) 2101-1000
  • Email: [email protected]
  • CEP: 84.043-737 | Av. José Carlos Gomes, 355
  • Distrito Industrial - Ponta Grossa - PR | Brasil